Total de visitas ao site: 83708

Leitura da Bíblia no Grau 1 – Aprendiz Maçom (Salmos 133)

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no YouTube

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” (Salmos 133:1-3)

O Salmo 133 na Maçonaria é o primeiro ensinamento que o Aprendiz recebe como base da vida maçônica: a união fraterna não é apenas um ideal, é uma lei espiritual. Ele recorda que o trabalho do Templo só é possível quando cada operário está em harmonia com os demais.

O óleo sobre a cabeça de Arão carrega três níveis de significado:

Cabeça – é o centro da razão. A unção purifica os pensamentos e orienta o Aprendiz a pensar de forma justa e reta.

Barba – é símbolo de maturidade e honra. A descida do óleo sobre a barba representa a sabedoria que flui da mente para a experiência.

Orla das vestes – representa o corpo e a ação. A consagração precisa alcançar também o agir, para que o Aprendiz viva o que aprendeu.

Esse movimento descendente do óleo ensina que a iniciação é um processo de cima para baixo: começa no plano mental e espiritual e se manifesta no mundo material. A mente é iluminada, o caráter é moldado e as ações tornam-se justas.

O orvalho de Hermom acrescenta uma dimensão de sutileza. Ele cai em silêncio, não faz alarde, mas dá vida à terra. Da mesma forma, o trabalho do Aprendiz é discreto e perseverante. Ele não busca glória externa, mas transformação interior. A cada golpe de maço e cinzel, algo se desprende de sua pedra bruta, e pouco a pouco sua alma se torna fértil para receber a luz.

Há também um simbolismo cósmico: o orvalho é a união do céu com a terra, um “casamento” entre o espiritual e o material. O Aprendiz, ao se unir aos Irmãos, torna-se elo vivo entre o ideal maçônico e sua prática no mundo.

Por fim, a promessa final do Salmo — “ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre” — indica que a fraternidade não é apenas conveniência social, mas um caminho para a vida eterna, para a verdadeira imortalidade da obra que o Maçom ajuda a construir.

O Salmo 133 na Maçonaria, portanto, reforça que a fraternidade é a base sobre a qual o Templo interior é construído. A bênção divina é prometida àqueles que mantêm a harmonia.

A jornada do Aprendiz começa com a integração à comunidade iniciática. Sua missão é trabalhar a própria pedra bruta e transformar sua vida em instrumento de bênção, vivendo em união com os Irmãos e sob a luz do Grande Arquiteto do Universo.

Confira nossa publicação sobre o Grau 1 – Aprendiz Maçom:

📢 Gostou do conteúdo?

Se você é estudioso da Maçonaria, continue nos acompanhando. A cada grau, um novo aprendizado se revela.
O estudo destas passagens nos convida a refletir sobre a espiritualidade, a moral e a jornada interior que a Maçonaria simboliza.


Mais conteúdos da Série: Passagens Bíblicas dos 33 Graus do REAA estão a caminho.

👉 Deixe seu comentário, compartilhe com alguém e nos ajude a espalhar conhecimento!

Visualizações: 619
WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Respostas de 4

  1. Esse é um Trabalho que fiz com a minha interpretação.
    A Constante Busca pelo Aperfeiçoamento
    Abertura Livro da Lei Grau de Aprendiz
    Estamos trilhando o caminho que prega uma Maçonaria mais unida, alegre, fraterna e sem vaidade. Percebemos, também, exemplos de que podemos fazer o melhor, ir mais longe, mesmo em tempos agitados, desde que haja resiliência, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta.
    “Salmo 133”
    “Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.
    Infinitas são as interpretações apresentadas na literatura maçônica sobre o Salmo 133 e uma que mais interessou vou descrever aos irmãos.
    Em primeiro lugar, há que se registrar que essa não é a leitura original de Aprendiz no REAA, que adotava “João 1:1-5” e, geralmente, apenas em iniciações. Passou-se a adotar o Salmo 133 no Brasil após 1927, e de forma mais predominante entre as décadas de 40 e 50, por influência da Maçonaria Americana (Grandes Lojas) e Inglesa (Grande Oriente).
    Para compreender o significado do Salmo, devemos conhecer os elementos que o compõe:
    DAVI: Tem-se o Rei Davi como autor do Salmo 133. O Rei Davi era tido como o grande cantor dos cânticos de Israel e autor de vários Salmos.
    ÓLEO: o óleo era utilizado na cerimônia de unção dos Reis e Sumos Sacerdotes. Esses eram ungidos com um óleo especial, o qual era derramado sobre suas cabeças, e dessa forma, eram considerados “purificados” e “sagrados” para exercer suas funções.
    HERMON: montanha considerada sagrada pelos judeus e chamada pelos árabes de “montanha nevada”. Localizada ao Norte de Israel, marca a divisão geográfica entre Israel, Líbano e Síria. Pela sua altitude (mais de 2.800 metros), seu cume está sempre coberto de neve, o que gera um orvalho que literalmente “rega” toda a região ao seu redor, sendo por isso a região mais fértil de Israel.
    MONTES DE SIÃO: ao contrário do que alguns possam pensar, Sião não é Hermon. Ambos os pontos são extremidades de Israel, sendo Hermon a extremidade Norte e Sião a extremidade Sul. Após Sião, o que se vê é o deserto.
    AARÃO: irmão mais velho de Moisés e primeiro Sumo Sacerdote de Israel, através do qual se originou a linhagem de Sumos Sacerdotes. Aarão era o porta-voz de Moisés (que possuía problemas de dicção), e servia de Orador dos judeus junto ao Faraó.
    Conhecendo os elementos, pode-se compreender melhor a mensagem:
    Os Irmãos que Davi se refere são, provavelmente, o povo de Israel, divididos em suas tribos e espalhados entre Hermon e Sião (limites de Israel), mas todos vivendo em união. Davi relembra então a unção de Aarão como o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, momento que selou o compromisso entre o povo de Israel e seu Deus. Dali nasceu a nação que Davi representava e defendia. O óleo precioso que ungiu Aarão foi derramado em sua cabeça e desceu pela sua barba, espalhando-se para as extremidades de sua roupa. Tal unção, que abençoava Israel, podia ser vista também em sua terra: a neve do cume de Hermon transforma-se em orvalho, que desce o monte e se transforma em um ribeirão, Banias, o qual desagua no Rio Jordão, esse que liga Hermon até a outra extremidade de Israel, os Montes de Sião, antes de desaguar no Mar Morto.
    Todas as tribos de Israel estavam espalhadas de Hermon a Sião, sempre próximos às margens do Rio Jordão. “Jordão” significa exatamente isso, “que desce”. O Rio Jordão, alimentado pelo orvalho de Hermon, desce até a extremidade sul de Israel, Sião, distribuindo suas bênçãos, assim como o óleo precioso que desce da cabeça e a barba de Aarão até a orla de suas vestes.
    Por fim, Davi afirma que, Sião (Jerusalém) é “ungido” pelas águas que vem de Hermon porque foi o lugar escolhido por Deus para que o povo judeu habite eternamente conforme suas bênçãos.
    Com esse Salmo, Davi disse ao seu povo que eles deviam permanecer unidos e obedientes às ordens vindas de Sião, pois essa era a vontade de Deus desde a unção de Aarão, comprovada pela benção da água, que sai do alto de um monte e percorre 190Km de distância, derramando bênçãos por onde passa, até chegar a Sião.
    É muito claro o motivo das palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente, ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e esperança.
    Das diversas interpretações vamos nos atentar a uma em especial e relacionar com a abertura de nossos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom.
    Quão bom suave é que os irmãos vivam em união?
    Estamos reunidos com irmãos da Loja com diversidade de religião, raça e pensamentos diferentes. Temos irmãos de outras Lojas e com ritos diferentes, sendo o que importa é que estamos unidos em busca do aprimoramento individual de cada irmão.
    O óleo precioso…
    A unção é a representação física do Espírito Santo agindo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele (cada um com sua crença).
    ..sobre a cabeça..
    Essa unção se inicia sobre a cabeça que é parte pensante da Loja nosso Venerável Mestre que se encontra no Oriente da Loja.
    …que desce sobre a barba…
    A continuidade da benção segue agora para a coluna do norte que desce sobre a barba que representa a força, respeito.
    …que desce à orla das suas vestes.
    Agora representando a beleza a coluna do Sul é ungida para que os trabalhos possam ter moral nas ações, pensamentos e conduta, contribuindo para o desenvolvimento do maçom em busca da perfeição e do equilíbrio entre os pilares da Sabedoria, Força e Beleza. Juntas, essas colunas simbolizam um ideal de vida equilibrada, onde a sabedoria, a força e a beleza se complementam para a construção do “Eu” interior.
    Como o orvalho de Hermon..
    Orvalho é representado pelos ensinamentos que nutre o maçom com a filosofia de vida. Nessa coluna está o Aprendiz Maçom que necessita de uma bagagem muito grande de ensinamentos para que ele possa caminhar pelas colunas zodiacais em busca da luz. Após um ano de ensinamentos sobre a Filosofia Maçônica o Aprendiz tem seu aumento de salário e passa para a coluna do Sul.
    …que desce sobre os montes de Sião…
    Como Companheiro agora bem próximo da Plenitude Maçônica Simboliza a busca pela perfeição não só na estética, mas também na ética, na conduta e nos pensamentos. Ser bom, justo e honesto também é uma forma de beleza que o maçom deve praticar. Após seis meses alcança a plenitude Maçônica.
    … porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.
    Ficamos a ordem e iniciamos nossos trabalhos em Loja Maçônica.
    Considerações Finais
    Assim, o Salmo 133, é um simbolismo que está centrado num segredo de extraordinário significado e a Maçonaria, ao adotá-lo na abertura das suas Lojas não está apenas contemplando a ideia da Fraternidade pura e simples, mas realizando o objetivo de integração total de todas as emanações da energia divina. Trata-se, na verdade, de um mantra poderoso, uma âncora fundamental para o aliciar da energia necessária para a formação do nosso aprendizado dentro da maçonaria.
    Que os Irmãos, ao ouvirem o Orador pronunciá-lo na abertura de nossos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom tenham em mente esta informação, para melhor aproveitamento espiritual dessa invocação ao GADU.
    Fontes:
    https://teologia24horas.com.br/blog/salmo-133
    https://noesquadro.com.br/entendendo-o-salmo-133
    https://www.freemason.pt/estudo-do-salmo-133
    Pedro Juck Secretário de Ritualística do GOB
    Notas:
    Texto conforme a Bíblia Hebraica, traduzida Por David Gorodovits e Jairo Fridlin – Editora e Livraria Sefer Ltda. São Paulo, 2015. Para uma interpretação mais pormenorizada do simbolismo do salmo 133, ver a nossa obra “O Tesouro Arcano”, publicada pela Editora Madras, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens