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Tradicional Ordem Martinista (TOM) – História, Ensinamentos e Missão

Tradicional Ordem Martinista (TOM) é uma Ordem iniciática baseada essencialmente no misticismo judaico-cristão. Tem caráter fraternal e está aberta tanto a homens quanto a mulheres. Sua denominação vem do nome de Louis-Claude de Saint-Martin, que deu início a sua fundação no século dezoito. Os Martinistas estudam a natureza íntima do ser humano e sua relação com Deus e o Universo. O objetivo é a realização pessoal e profunda dessa relação.

Na Tradicional Ordem Martinista, cujas atividades se desenrolam sob a égide da AMORC, somente os rosacruzes têm acesso a seus ensinamentos e a parte mais importante dos mesmos é transmitida em caráter templário, em locais denominados “Heptadas”. O estudante rosacruz, conforme suas características psicológicas, pode encontrar no martinismo um valioso e muito eficaz complemento do misticismo rosacruz, com vistas à sua evolução espiritual, bem como da humanidade. Qualquer estudante rosacruz que tenha alcançado a Monografia preliminar do Primeiro Grau de Templo, conforme convite feito pela AMORC nesta monografia, poderá solicitar afiliação ao martinismo.

Breve resumo da História da Tradicional Ordem Martinista

A História da Tradicional Ordem Martinista está intimimanete ligada a História de Louis-Claude de Saint-Martin, o Filósofo Desconhecido:

Após a transição de Louis-Claude de Saint-Martin, os martinistas (assim eram chamados seus discípulos) não estiveram muito ativos. Seu ensinamento tradicional era transmitido somente de maneira pessoal e privada.

Após um longo período de discrição, um grande esforço foi feito em 1888 para estruturar aquilo que na época se reduzia a alguns iniciados e não podia verdadeiramente ser considerado uma Ordem iniciática. Foi graças aos esforços de Papus e Augustin Chaboseau que essa Ordem veio à luz com o nome de “Ordem Martinista”. Em 1891, esta formou um Conselho Supremo composto de vinte e um membros com autoridade sobre todas as Lojas do mundo. O célebre ocultista francês, Papus (Dr. Gérard Encausse), foi eleito primeiro Presidente desse Conselho Supremo. Sob sua brilhante e infatigável direção, a Ordem cresceu rapidamente e, por volta de 1900, contava com centenas de membros ativos na maior parte dos países do mundo. Papus tornou-se rapidamente uma autoridade em matéria de martinismo e suas obras constituem uma fonte preciosa de informação para os martinistas e todos aqueles que se interessam pela Tradição judaico-cristã.

A Guerra Mundial de 1914 – 1918 afetou muito o crescimento e as atividades da Ordem Martinista. Seu presidente faleceu heroicamente cumprindo seus deveres de médico e muitos dirigentes e Membros da Ordem não sobreviveram à tormenta. Com efeito, após a guerra, a Ordem Martinista estava praticamente adormecida na Europa. Em 1931, foi despertada graças aos esforços de Augustin Chaboseau, que tinha sido co-fundador da Ordem Martinista com Papus. Ele reativou a Ordem juntamente com Victor-Emile Michelet e Lucien Chamuel, que, como Chaboseau, eram os últimos sobreviventes do Conselho Supremo de 1891. Com isso esses martinistas reinvindicavam “a perenidade da Ordem fundada por Papus com eles”. Outros martinistas ilustres, como o Dr. Octave Béliard e Gustave-Louis Tautain, uniram-se a eles.

Para distinguir a Ordem de alguns movimentos que pretendiam abusivamente ser sucessores de Papus, seus fundadores sublinharam seu caráter tradicional dando-lhe a denominação de “Tradicional Ordem Martinista”. Augustin Chaboseau foi eleito Grande Mestre. Em 1932, preferiu deixar este cargo a Victor-Emile Michelet. Embora ativa, a Ordem permaneceu relativamente discreta sob sua direção. Com a morte de Michelet, em 1938, foi novamente Augustin Chaboseau quem se tornou Grande Mestre. Este último, provindo de uma linhagem ininterrupta desde Louis-Claude de Saint-Martin, serviu então como Grande Mestre e Presidente do Conselho Supremo até sua transição, no dia 2 de janeiro de 1946.

Ralph Maxwell Lewis, Imperator da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, foi iniciado na Tradicional Ordem Martinista no dia 1º de setembro de 1939, por Georges Lagrèze, legado e representante de Augustin Chaboseau. Nessa ocasião, as cartas constitutivas, os manifestos e todos os demais documentos necessários à perpetuação e ao desenvolvimento do martinismo na América lhe foram transmitidos, justamente antes da opressão que sofreria a T.O.M. na Europa, no transcorrer da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o Conselho Supremo da Tradicional Ordem Martinista é dirigido pelo Soberano Grande Mestre, Christian Bernard, Imperator da AMORC.

Como se pode constatar, a Tradicional Ordem Martinista, patrocinada hoje em dia pela Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, remonta, segundo uma tradição inciática de absoluta regularidade, às mais puras fontes do martinismo.

A Senda Martinista – O Caminho do Coração

A Ordem Martinista tem como missão central, preservar e transmitir o legado do esoterismo judaico-cristão. Em sua jornada, o martinista estuda a história da humanidade desde sua emanação a partir da Imensidade Divina até sua atual condição no mundo material, investigando também os laços que unem o ser humano a Deus e à natureza.

Segundo o Filósofo Desconhecido, “…só podemos nos ler no próprio Deus e nos compreender em Seu esplendor…”. Contudo, a humanidade, em sua queda, afastou-se do Criador e mergulhou no mundo material. Esse afastamento produziu um estado de adormecimento espiritual, fazendo com que o Templo Interior do homem permanecesse em ruínas. Ainda assim, o germe divino não se perdeu: ele continua presente no íntimo de cada ser e cabe unicamente ao próprio homem fazê-lo florescer, reconstruindo o templo sagrado de sua alma.

Em sua obra O Ministério do Homem Espírito, Saint-Martin exorta:

“Homem, lembra-te por um instante do teu julgamento. Talvez eu possa desculpar-te por ainda desconheceres o destino sublime que te cabe no universo; mas não deves permanecer cego ao papel reduzido que desempenhas durante o breve intervalo que separa teu berço de teu túmulo. Observa o que te ocupa nesse trajeto… Crês, acaso, que terias recebido faculdades tão elevadas apenas para cumprir um destino tão limitado?”

O ideal martinista, portanto, é reencontrar o estado paradisíaco primordial em que o homem era Pensamento, Palavra e Ação em Deus. Essa é a grande busca da Ordem: a Reintegração.

O Homem de Desejo

Na condição atual, o ser humano vive em estado de exílio. Por mais que o mundo material lhe ofereça prazeres e alegrias, nada é capaz de satisfazê-lo por completo. Em seu íntimo, ele sabe que a felicidade verdadeira não pertence a este mundo, mas a uma realidade superior. Essa nostalgia do estado glorioso que outrora possuía desperta uma melancolia profunda.

No martinismo, aquele que reconhece essa melancolia e aspira reencontrar sua pureza original é chamado de Homem de Desejo. Seu desejo não é terreno, mas o Desejo de Deus. Como afirmava Saint-Martin: “Nada é mais comum que a cobiça, e nada mais raro que o verdadeiro desejo”.

Ser um Homem de Desejo é colocar-se no caminho da reconstrução do Templo Interior e buscar a reintegração na condição divina. Para isso, o martinismo apoia-se em dois pilares fundamentais: a iniciação e o ensinamento.

A iniciação marca o nascimento do Homem de Desejo na “via cardíaca”. É o instante em que ele recebe o germe de Luz, fundamento de sua regeneração interior, e ingressa na filiação martinista, tornando-se elo de uma corrente iniciática que remonta a Louis-Claude de Saint-Martin. É importante ressaltar que a iniciação legítima deve ocorrer em um Templo Martinista, pois somente assim se reconhece o iniciado como verdadeiro portador dessa herança espiritual.

Entretanto, a iniciação visível é apenas a imagem terrestre de uma realidade superior. Saint-Martin chama essa realidade de “iniciação central”, a qual consiste na união indissolúvel entre o coração de Deus e o coração do homem.

Ele ensina:

“Essa iniciação é aquela pela qual podemos entrar no coração de Deus e fazer entrar o coração de Deus em nós. Para atingi-la, devemos mergulhar cada vez mais nas profundezas do nosso ser e não deixar escapar a raiz vivificadora, para que todos os frutos que devemos gerar, segundo nossa espécie, sejam produzidos naturalmente em nós e através de nós.”

O Ensinamento Martinista

O ensinamento é a nutrição espiritual que permite ao iniciado desenvolver o germe recebido em sua iniciação. Entre os principais temas abordados, destacam-se:

  • O Grande Arquiteto do Universo
  • O Adão Kadmon
  • A Queda do Homem
  • As Origens da Criação
  • O Templo Universal
  • O Templo de Salomão
  • A Sabedoria Divina (Sófia)
  • A Ciência dos Números
  • Os Arcanos da Cabala
  • O Antigo e o Novo Testamento
  • Os Evangelhos Apócrifos
  • O Livro da Natureza
  • O Livro do Homem
  • A Missão do Cristo
  • Os Ciclos da Humanidade
  • O Mundo Invisível e os Anjos
  • O Simbolismo Celeste
  • A Alquimia dos Sonhos
  • A Prece e a Reintegração dos Seres

Os martinistas não recorrem à teurgia nem à magia cerimonial. Seguem o princípio do Filósofo Desconhecido: “conduzir o espírito humano, por uma via natural, às realidades sobrenaturais que lhe pertencem de direito”. Não se trata de acumular conhecimento intelectual, pois, como ensina a tradição, não é a cabeça que deve ser mobilizada, mas o coração.

O Livro da Natureza

Entre as ferramentas de aprendizado, o martinista contempla o Livro da Natureza. Para Saint-Martin, a natureza é um símbolo inesgotável da abundância espiritual:

“Ela é o ponto de convergência de todas as virtudes criadas… Sempre presentes ao nosso redor, essas virtudes foram ordenadas por Deus para colaborar na reabilitação dos homens.”

Deus semeou na natureza sinais e símbolos de Sua sabedoria, para que pudéssemos descobri-los e reconhecê-los por nós mesmos. Assim, a natureza torna-se um imenso reservatório de revelações para o iniciado atento.

O Livro do Homem

Outro livro essencial é o Livro do Homem. Para Saint-Martin, o ser humano é o único livro escrito pela própria mão de Deus. Nele estão registradas todas as leis universais, e todas as verdades fundamentais existem em cada ser antes mesmo de qualquer escritura externa.

Esse conhecimento é acessível pela introspecção — pelo retorno ao centro do ser, ao coração, considerado pelo Filósofo Desconhecido como o lugar onde convergem todas as faculdades humanas e onde elas encontram sua unidade. Esse recolhimento interior é a verdadeira prece, que impregna a alma com o encanto sagrado da vida secreta dos seres.

O trabalho do Homem de Desejo produz, assim, uma transformação interior, comparada a uma gravidez espiritual, que culmina no nascimento de um Novo Homem. Este passa por todos os estágios de evolução até alcançar sua maturidade, tornando-se um Homem Espírito. Nesse ponto, pode exercer seu ministério como intermediário entre a natureza e Deus, restabelecendo a comunicação entre o alto e o baixo, até que a Terra reencontre seu sabbat.

O homem regenerado participa da reintegração universal e torna-se novamente Templo de Deus.

“Homens de paz, homens de desejo, este é o esplendor do Templo no qual um dia tereis o direito de ocupar um lugar. Mas o maior mistério é que já aqui, na Terra, podeis começar a edificá-lo e adorná-lo em todos os instantes de vossa existência. Lembrai-vos: as coisas que estão no alto são semelhantes às que estão embaixo. Vós mesmos podeis contribuir para essa semelhança, tornando as coisas de baixo como as de cima.”


❓ Perguntas Frequentes sobre a Tradicional Ordem Martinista (TOM)

1. O que é a Tradicional Ordem Martinista (TOM)?

A TOM é uma ordem iniciática de caráter místico e fraternal, baseada no esoterismo judaico-cristão. Seu objetivo é conduzir o ser humano à reintegração espiritual por meio do estudo e da iniciação.

2. Quem foi Louis-Claude de Saint-Martin?

Conhecido como o Filósofo Desconhecido, Saint-Martin foi um místico francês do século XVIII que deu origem ao martinismo. Seus ensinamentos inspiraram a fundação da Ordem.

3. Qual a relação entre a TOM e a AMORC?

A Tradicional Ordem Martinista funciona sob a égide da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC). Apenas estudantes rosacruzes podem ingressar no martinismo.

4. Quem pode ingressar na Ordem Martinista?

Todo estudante rosacruz que tenha alcançado a Monografia preliminar do Primeiro Grau de Templo pode solicitar afiliação ao martinismo, mediante convite da AMORC.

5. O que significa ser um “Homem de Desejo”?

No martinismo, o Homem de Desejo é aquele que aspira reencontrar sua pureza original e busca a reintegração com Deus, reconstruindo seu Templo Interior.

6. O que se estuda na Tradicional Ordem Martinista?

Os ensinamentos abordam temas como:

  • O Grande Arquiteto do Universo
  • O Adão Kadmon
  • O Templo de Salomão
  • A Sabedoria Divina
  • A Cabala
  • A Missão do Cristo
  • A Reintegração dos Seres


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